Relato de uma Pesquisa Científica

O quanto os acervos e programas de documentação e memória podem ser favoráveis para a construção de relacionamentos entre a instituição e seus públicos? No meio de tanto caos, as relíquias do tempo merecem um pouco mais de atenção, por isso realizo esta pesquisa. Se deixarmos que o passado se degenere silenciosamente, onde ficará a nossa identidade? Instituições são como pessoas, uma amnésia pode derrotar o futuro.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Retrô parte 4


Fiz contato com todos os responsáveis pelos acervos. O que deu um trabalho tremendo, confesso, não sou muito dada a telefonemas.

Antes de aplicar o questionário propriamente dito, executei um pré-teste com professores de História (professores com algum tipo de experiência, envolvimento com o tema). Essa etapa demorou em torno de uma semana, os professores "aprovaram" (e até elogiaram) o meu instrumento de coleta de dados, acharam as questões bem pertinentes, apenas com algumas ressalvas. Fiquei bem contente por receber um feedback positivo.

A seguir, mais um procedimento: a minha orientadora formatar as questões, de um modo mais fácil de ser respondido por e-mail. Foi rapidinho, ficou pronto em uma tarde. Porém, a impressão que eu tinha é que o tempo passava rápido demais e se aproximava do Natal... E a minha preocupação era que o pessoal entrasse no clima das festas, deixando o questionário "para outra hora". Mas a profe explicou: "Quem quiser entrar 2010 de forma mais leve, procurará responder enquanto é tempo."

Ainda bem que obtive um número bom de resultados, por enquanto. Durante a espera, procurei mais referências bibliográficas e criei este Blog - para me estimular. Quanto mais escrevo e uso a imaginação, mais crio compromisso com o trabalho. Está me fazendo muito bem colocar as palavras no papel... Ops, os dedos no teclado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário