Relato de uma Pesquisa Científica

O quanto os acervos e programas de documentação e memória podem ser favoráveis para a construção de relacionamentos entre a instituição e seus públicos? No meio de tanto caos, as relíquias do tempo merecem um pouco mais de atenção, por isso realizo esta pesquisa. Se deixarmos que o passado se degenere silenciosamente, onde ficará a nossa identidade? Instituições são como pessoas, uma amnésia pode derrotar o futuro.

Por que Memória?

Quantas aprendizagens podemos encontrar nas vivências passadas? Tudo o que somos hoje diz respeito ao que superamos nos dias anteriores. Com as instituições, também funciona assim. O tempo, por mais que passe rápido, é o protagonista da vida - da vida até dos empreendimentos.


Uma instituição que está recém iniciando a sua trajetória conta apenas com o atual talento dos seus criadores. Aquela que já tem anos de sobrevência pode revelar a sua história como fator de credibilidade. Vale a pena ressaltar os seus passos, sobretudo as conquistas e beneficios sociais, para melhorar os relacionamentos no sistema organização-públicos...
Bem, essa é a principal hipótese do projeto: "a construção de relacionamentos com base em acervos". Não posso afirmar nada com convicção ainda, apenas seguir as linhas dos autores buscados como referências. O resto eu pretendo descobrir por meio de metodologias empíricas. O fato é que se fala muito nos programas de documentação e memória, mas preciso ver como eles se dão na prática e se realmente influenciam no processo de Relações Públicas e Comunicação Institucional.

Encontrei bastantes acervos no RS... Minha tarefa é analisar de que forma as instituições valorizam o percurso histórico. Será mesmo que a Memória Institucional pode trazer vantagens?

Farei questionários, entrevistas e visistas (avaliação dos locais) - tudo para conferir essa questão.
É ver para crer.

Recado sobre Memória
Há empresas que não olham para trás
Por isso não sabem o que fazer no futuro
No meio de tanta turbulência, falta de paz
É como realizar negociações no escuro...

Ou, então empresas que comemoram sem saber por quê.
Por dever, talvez
Com os funcionários trabalhando sem prazer
apenas com os olhos no salário do fim do mês.

História, memória, tem muito a ver com cultura
No mundo corporativo também existem rituais
Desde o modo de se cumprimentar, até na postura
São recordações que não se apagam jamais...

Permanecem no ar, mas - caso não valorizadas,
O mofo toma conta e perdem a vivacidade
Recordações querem ser acariciadas
Para fortalecer a empresa e sua identidade...

Alina Souza