Relato de uma Pesquisa Científica

O quanto os acervos e programas de documentação e memória podem ser favoráveis para a construção de relacionamentos entre a instituição e seus públicos? No meio de tanto caos, as relíquias do tempo merecem um pouco mais de atenção, por isso realizo esta pesquisa. Se deixarmos que o passado se degenere silenciosamente, onde ficará a nossa identidade? Instituições são como pessoas, uma amnésia pode derrotar o futuro.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A História dos Simples

Uma das maiores vantagens que a Memória pode oferecer a uma Instituição é o espaço para a multiplicidade das vozes. Paul THOMPSON, em seu livro "A voz do Passado - História Oral", examina os efeitos benéficos para a sociedade quando esta expressa o seu passado sob as mais diversas vozes - sem discriminações. THOMPSON privilegia os depoimentos orais no processo identitário de uma população. Segundo ele, a História precisa deste instrumento porque transforma a todos em sujeitos dignos de atenção, valoriza a vida dos que não tem oportunidade de destaque, não classifica, não censura, não exclui - ou seja, a História Oral é alimento essencial para a democracia.

Ao estudar as instituições do RS que adotam programas de Documentação e Memória, começo a me indagar: Mas a quem elas ouviram? Quem está sendo resguardado dos golpes fatais do esquecimento? Somente os dirigentes, os líderes fundadores, a cúpula administrativa? Ou estão enfocando as pessoas mais simples, mas que, sem o esforço delas, a instituição não teria construído os pilares que sustentam o hoje?

Afinal, quem são considerados heróis? Apenas os antigos sócios que decidiram as transações e negócios? Ou também os que trabalharam arduamente para transformar as matérias-primas em excelentes produtos? E ainda aqueles que, com muito suor, trabalharam para deixar limpo o ambiente em que se ergue a instituição?

Quanto mais a história se aproxima das fontes "escondidas", anônimas ou esquecidas, mais ela revela a face da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário