Relato de uma Pesquisa Científica

O quanto os acervos e programas de documentação e memória podem ser favoráveis para a construção de relacionamentos entre a instituição e seus públicos? No meio de tanto caos, as relíquias do tempo merecem um pouco mais de atenção, por isso realizo esta pesquisa. Se deixarmos que o passado se degenere silenciosamente, onde ficará a nossa identidade? Instituições são como pessoas, uma amnésia pode derrotar o futuro.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Preparação para nova etapa


Já passaram agosto e setembro... Estamos na metade de outubro! E eu preciso colocar em dia a minha pesquisa. O que eu fiz nestes últimos tempos? Li. Li muito por sinal. Em torno de 30 livros. Agora, em compensação, tenho bastante conteúdo para os próximos artigos e para o Relatório Final.

Analisarei todas as fichas catalográficas produzidas e elaborarei a pauta que comporá a Técnica de Entrevista. Além do mais, terei de pensar no roteiro de visitações: em torno de 5 instituições estão no nosso destino - aquelas que tenham uma equipe multidisciplinar trabalhando nos programas de Documentação e Memória e se localizem na região metropolitana.

Nossa intenção, em suma, é conhecer as estruturas, os ambientes do memoriais, o clima e a cultura manifesta em tais locais. Sobretudo, o objeto de interesse está no posicionamento dos coordenadores em relação a esse novo campo de atuação para os relações-públicas. Como a comunicação é trabalhada? Como são percebidos, planejados, executados e avaliados os projetos de Memória Institucional?