
Além de História, RP e tal, também adentrei no campo da Medicina -psiquiatria. Nossa! Memória é um tema com extensão em diversas ciências. Aí sim fiquei nervosa (novamente!). Mas o Izquierdo, em seu livro "Memória", conseguiu me acalmar, esclarecer-me os pontos básicos sobre o funcionamento da memória no âmbito cerebral, vamos dizer assim.
Após o levantamento bibliográfico inicial (sempre vou continuar lendo, mas agora utilizando conjuntamente outros instrumentos de pesquisa), realizei o MAPEAMENTO das instituições públicas e privadas que mantém programas de documentação e memória. Este mapeamento foi através dos portais corporativos, ou seja, uma pesquisa digital.
Ao contrário da Bibliográfica, foi uma etapa bastante prática, utilizei 4 metodologias.
- Primeiro, pesquisei no Google, hehehe, a maneira mais tradicional de busca. Utilizei expressões do tipo "acervo histórico", "documentação histórica", "memória empresarial", "memoriais", etc. Assim consegui localizar umas 4 instituições.
- Segundo, considerei as empresas "As Cem Maiores do RS"/publicação da Revista Amanhã - setembro 2009. Entrei no site de cada uma delas (e também pesquisei no Google publicações sobre elas) para verificar se havia algo relacionado a acervos, a memoriais. Bem, não me lembro muito bem, mas acho que totalizaram umas 13 empresas*.
- Terceiro, procurei nos sites das universidades do RS quais delas demonstram ações de resgate da memória institucional: os resultados melhoraram , a maioria tem algo nesta área.
- Quarto método: foi a vez de procurar as instituições públicas do RS com acervos históricos. Usei o site "Sistema brasileiro de Museus" (http://www.museus.gov.br/).
Ao todo, foram 37 instituições encontradas, um bom corpo para a pesquisa. Depois, o negócio era bolar o questionário e saber quantas delas se interessariam realmente em fazer parte do estudo. OBS.: Após, contato por telefone, e-mail e envio de questionários, foram deixadas de lado 4 instituições, pois estas estavam com projetos parados, ou não tinham iniciativas nesse sentido (me enganei na busca) ou então porque ainda possuem espaços muito modestos para serem considerados Memoriais/Acervos.
*Estou sem os dados exatos aqui por perto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário