Relato de uma Pesquisa Científica

O quanto os acervos e programas de documentação e memória podem ser favoráveis para a construção de relacionamentos entre a instituição e seus públicos? No meio de tanto caos, as relíquias do tempo merecem um pouco mais de atenção, por isso realizo esta pesquisa. Se deixarmos que o passado se degenere silenciosamente, onde ficará a nossa identidade? Instituições são como pessoas, uma amnésia pode derrotar o futuro.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Lembranças...



Sempre fui uma garota bem nostálgica, cheia de saudades, mesmo dos momentos mais inusitados. Talvez seja por isso que sempre escrevo diários, tiro fotografias, procuro diversas formas de registrar as minhas experiências.
Veja só, guardei um guardanapo de um restaurante só para depois lembrar o quão especial foi aquele almoço!

Bem... Então fiquei muito feliz quando eu soube o tema da minha pesquisa de Iniciação Científica pelo CNPq/ Famecos/ PUCRS: "Memória e Comunicação Institucional: a construção de relacionamentos com base em acervos." Faço Relações Públicas, mas com esse estudo posso desbravar também as áreas da História e Sociologia. Ou seja, é muita interdisciplinaridade - o que eu gosto bastante, visto que ou outros campos sempre têm algo de interessante e curioso para nos apresentar. A-do-ro!

O que seria da gente se não fosse o nosso passado? Os psicólogos são os primeiros a defender o quanto nossa personalidade depende daquilo que nos é transmitido na infância. Para tudo, precisamos saber das origens, pois só assim teremos autoconhecimento necessário para programar a evolução. A ciência só evolui quando descobre as causas, e as causas são inerentes ao panorama histórico do contexto.

Um comentário:

  1. Acho que a nostagia faz muito bem ao ser humano. Com todas as barbaridades que acontecem hoje, vale apena lembrar de gloriosos momentos do passado. Afinal, já disse um filósofo: "A melhor época da nossa vida é sempre a anterior." Ao invés de ouvir as músicas de m... da atualidade, ouçam Beatles, Queen, The Police, Legião Urbana, Cazuza, Elis...

    Tenho Dito

    Leonardo Fister

    ResponderExcluir