Relato de uma Pesquisa Científica

O quanto os acervos e programas de documentação e memória podem ser favoráveis para a construção de relacionamentos entre a instituição e seus públicos? No meio de tanto caos, as relíquias do tempo merecem um pouco mais de atenção, por isso realizo esta pesquisa. Se deixarmos que o passado se degenere silenciosamente, onde ficará a nossa identidade? Instituições são como pessoas, uma amnésia pode derrotar o futuro.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Passado e Futuro intimamente conectados

Atualmente a pesquisa está em processo de"procura" por instituições no RS que adotem programas de documentação e memória. Aliás, já passei dessa fase (eta fase difícil, realmente são poucas a que investem em Memória Institucional), agora estou enviando questionários para estudar como procedem diante deste tema.

Por enquanto, é uma questão de paciência aguardar as respostas, mas a minha orientadora falou que é absolutamente normal uma demoradinha. Pesquisa é isso mesmo, nada pode ser com afobação. Estou louca para ver as respostas, tenho certeza que vou me surpreender. Uma coisa é estudar as teorias, ir atrás do que os autores falam. Outra, bem diferente, é ver como andam as coisas na prática. Até porque essa interface das Relações Públicas com a História ainda é incipiente no universo das ações sociais.

... E, se depender de mim, vou disseminar bem a ideia para que ela não seja adotada apenas como uma moda passageira, e sim como uma atitude (consciente e permanente) em busca de melhores relacionamentos com todos os tipos de públicos. Em busca de uma sociedade mais conhecedora de suas próprias raízes, para que possam tomar melhores decisões no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário