Relato de uma Pesquisa Científica

O quanto os acervos e programas de documentação e memória podem ser favoráveis para a construção de relacionamentos entre a instituição e seus públicos? No meio de tanto caos, as relíquias do tempo merecem um pouco mais de atenção, por isso realizo esta pesquisa. Se deixarmos que o passado se degenere silenciosamente, onde ficará a nossa identidade? Instituições são como pessoas, uma amnésia pode derrotar o futuro.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sobre a Pesquisa


Pois é, falei, falei, mas sobre a Pesquisa Científica mesmo ainda não me referi. Estou há um semestre realizando-a, e, confesso, ainda parece uma novidade na minha vida. Demorei para entender como ela "funcionava" de fato, acabei ficando surpresa (e muito contente) que sou eu a "maior responsável" pelo trabalho, ou seja, tudo só depende de mim e posso andar no meu ritmo. Até aqui aprendi um monte, sinto-me mais dona do meu trabalho, estou desenvolvendo competências que antes eu era um fracasso - falar no telefone e ter paciência, por exemplo. Isso tudo porque agora consigo enxergar claramente o objetivo, vejo fundamento na minha pesquisa e me envolvo pessoalmente com o tema. Em outras palavras: o tema é tão agradável, que dá para entrar de cabeça nele. (Claro, sempre dando um tempinho para descansar e fazer leituras alternativas.)

O tema de uma pesquisa precisa ter afinidade com o pesquisador. No início, achei meio estranho o título "Memória e Comunicação Institucional: a construção de relacionamentos com base em acervos"... Hoje, após muitas leituras de autores referências na área (Paulo Nassar é o campeão), estou flertando legal com o assunto. Aliás, até já começamos um namoro. Minha adorada pesquisa científica, prometo fazer tudo por você. Brincadeiras à parte, mas é essa a verdade. Enquanto o pesquisador desenvolve o seu projeto, alimenta um gosto por desvendar as hipóteses, aumentando também a motivação pelas descobertas.

Um comentário:

  1. Adorei o Blog. Acho que tu escreves muito bem.Consegue transmitir entusiasmo.Vou me inspirar em ti.

    ResponderExcluir