
Ontem e anteontem participei de um congresso muito interessante aqui na PUCRS.
Fiquei feliz porque foi a primeira apresentação da pesquisa, e tive de superar alguns receios.
Mais feliz ainda fiquei por conhecer pessoas que também focam seus trabalhos na inter-relação História/Memória e Comunicação. Oba! Pude "trocar figurinhas"!
O 3° Encontro do Núcleo Gaúcho de História da Mídia foi uma excelente oportunidade para alimentar o interesse pela "nova cara" que as investigações históricas podem dar aos estudos nos campos da Comunicação.
... Aliás, nem tão "nova" assim - afinal, faz tempo que História e Comunicação andam flertando, mas, com só com esses congressos, o namoro é assumido de vez! Sem mais o que esconder, o namoro revela todas as suas "conexões". Porém, sempre acaba resguardando alguns mistérios, para desafiar os mais curiosos.
O evento contou com a presença de pesquisadores dedicados a esta temática, como o professor Francisco Rüdiger, Jiani Bonin, Juracy Assmann etc. Uma das grandes "atrações" foi a palestra de abertura do congresso (12/04) na qual o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil trouxe até atores para encenar algumas histórias do personagem de sua pesquisa. Ou seja, houve espaço também para as Letras e para as Artes Cênicas. Mais interdisciplinar do que esse encontro seria impossível!!
Aproveitei ao máximo, pois é muito bom ver o conhecimento sendo aclamado, valorizado e visto como ponto de partida para outras buscas e experiências científicas. Quem participa só tem a ganhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário