Relato de uma Pesquisa Científica

O quanto os acervos e programas de documentação e memória podem ser favoráveis para a construção de relacionamentos entre a instituição e seus públicos? No meio de tanto caos, as relíquias do tempo merecem um pouco mais de atenção, por isso realizo esta pesquisa. Se deixarmos que o passado se degenere silenciosamente, onde ficará a nossa identidade? Instituições são como pessoas, uma amnésia pode derrotar o futuro.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mãos à massa

Semana passada tive o meu primeiro artigo "corrigido" pela coordenadora do projeto, e, no primeiro instante, levei um susto. Quantos erros!! Mas acho que isso é normal e até necessário para o meu crescimento.

Um trabalho científico é muito mais difícil do que eu pensava. Ao mesmo tempo, porém, torna-se desafiante. Difere de tudo que escrevemos no dia-a-dia, nele todos os passos devem ser descritos, para que não pareça um simples "achismo" ou um "chute" improvisado. A ciência é um processo rigoroso, onde predomina a causa e o efeito, a objetividade, a comprovação.

Nesses últimos dois meses, concentrei as energias na "exteriorização" da pesquisa: passo fundamental para que ela se torne conhecida e debatida pela sociedade.

Agora, durante o fim de maio e todo o mês de junho, a minha tarefa será o levantamento bibliográfico baseado em cinco assuntos chave: Relações Públicas (todas as publicações desde 2005), Comunicação Institucional, História Institucional (Organizacional, Empresarial), Memória Institucional (Organizacional, Empresarial, Cultural) e Acervo Institucional(Organizacional, Empresarial, Cultural)

Mãos à massa... que já estou atrasada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário